Por que não é possível cortar vidro temperado?

Cortar vidro temperado é uma tarefa bem complexa e específica, já que esse material é até cinco vezes mais resistente do que os outros tipos de vidro. O processo utilizado para conseguir cortar vidro temperado é feito apenas por profissional, pois uma pessoa comum teria muitas dificuldades para realizar esse corte e poderia se tornar um processo perigoso. Esse material é fabricado para que seja quase impossível fazer uma inserção desse tipo, já que ele é preparado para reagir se estilhaçando a qualquer tipo de tentativa de corte.

O processo de cortar vidro temperado

Para que seja possível fazer o corte no vidro temperado é preciso que se realize um processo bem específico e apenas realizado por pessoas que possuem conhecimento para esse tipo de procedimento. Não é indicado que uma pessoa comum cortar vidro temperado, pois o processo pode se tornar perigoso caso haja algum tipo de descuido. Veja o passo a passo:

  • Esquentar o vidro temperado até se certificar de que os pontos de tensão estão desfeitos;
  • Aquecer novamente o material até uma certa temperatura em um processo conhecido como recozimento;
  • Deve-se preparar o corte e depois cortar vidro temperado. Logo depois é preciso fazer força em cima da linha de corte para o material se encaixar de uma maneira mais limpa;
  • Lixar as extremidades da peça com pedra de amolar para que fique mais fácil e mais seguro manusear esse material.

Motivos para cortar vidro temperado

Já se sabe que cortar vidro temperado é uma tarefa que demanda tempo e um processo extremamente complexo que é feito apenas por profissionais.

O motivo para fazer o corte nesse tipo de material depois de já fabricado é que, às vezes, há a opção de instalar algum tipo de suporte, corrimão ou dobradiça e então não se pode simplesmente instalar a peça no material, pois isso pode causar a quebra imediata do vidro. Dessa forma, uma aplicação de qualquer tipo de intervenção, é preciso que o vidro deixe de ser temperado, tendo seus pontos de tensão desfeitos para que seja possível encaixar o que precisa ser instalado na peça.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro temperado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro temperado: