Por que fazer um corte de vidro temperado?

O vidro temperado possui uma das maiores resistências do mercado e isso se dá pelo processo pelo qual ele passa para ser fabricado. Esse procedimento é feito em têmperas e isso cria pontos de tensão em sua composição que garantem que sua resistência seja até cinco vezes maior do que outro tipo de vidro convencional.

Portanto, quando é necessário um corte de vidro temperado para que algum complemento ou suporte seja encaixado como um suporte comum ou uma dobradiça, é necessário um processo profissional para que esse material possa ser cortado sem que ele se quebre, como ele é fabricado para reagir a esse tipo de intervenção.

Como funciona o corte de vidro temperado?

O corte de vidro temperado só pode ser feito depois de um processo rígido que deve ser seguido passo a passo para que o material não se quebre, já que sua composição é programada para reagir dessa forma caso alguém tente cortar essa peça. O corte de vidro temperado deve ser feito apenas por profissionais, evitando acidentes. Veja o passo a passo:

  • O material deve ser primeiramente aquecido até que seus pontos de tensão sejam desfeitos completamente;
  • A seguir, o vidro deve ser aquecido até uma certa temperatura em um processo conhecido como recozimento;
  • Já com o vidro mais maleável é preciso preparar e fazer o corte de vidro temperado;
  • Logo após, deve-se fazer bastante força sobre a linha de corte para que a pela se encaixe de forma mais limpa nessa delimitação;
  • Por fim, é preciso lixar as extremidades da peça para que o manuseio dela seja mais seguro e fácil de ser feito.

Por que só esse processo faz o corte de vidro temperado?

O vidro temperado é fabricado para ser o mais resistente possível, já que sua composição possui peculiaridades que fazem com que essa peça se estilhace em pedaços arredondados, evitando que ferimentos graves sejam causadas por uma eventual quebra do material. Isso se dá para se diferenciar de outros vidros não tão seguros, pois esses se quebram em pequenos fragmentos pontiagudos que podem se tornar muito perigosos para quem os manuseia.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende corte de vidro temperado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende corte de vidro temperado: