Quais os principais componentes na fabricação do vidro

O vidro é muito usado na indústria e na construção civil, mas você sabe como é feita a fabricação do vidro? O material passa por várias transformações até chegar na forma como conhecemos e é feito através de uma mistura de vários ingredientes e são compostos por areia, calcário, barrilha, corantes alumina e descorantes. As principais matérias primas dos componentes do vidro são os estabilizantes fundentes e os vitrificantes.

Como é feita a fabricação de vidro

A fabricação de vidro é feita em fornos que chegam a 1500 graus célsius, onde todos os ingredientes são misturados em panelas de aço e formam e se fundem em uma matéria incandescente. Dependendo do produto que for gerar, como exemplo de copos ou chapas de vidro, os fabricantes possuem técnicas especiais para cada formato especifico. Hoje em dia este processo da fabricação de vidro é feita mecanicamente para aumentar a produção e gerar mais lucros para os fabricantes.

Quais produtos podemos obter com a fabricação do vidro

O vidro é usado em muitos produtos que podem ser embalagens de alimentos e bebidas até na construção civil onde servem de proteção para casas, como janelas e portas feitas do material. O vidro é muito utilizado na indústria por ser um material transparente, reciclável e higiênico, ideal para guardar e armazenar quase todos os tipos de materiais. Listamos algumas funções do vidro em nosso dia a dia. Confira!

  • Vidros domésticos: A fabricação de vidro para produtos domésticos é muito eficaz e nós usamos diariamente qualquer um dos itens como, prato e copo de vidro;
  • Vidros para construção civil: Na construção civil o vidro é usado em espelhos, box de banheiro, janelas e portas e dão muito mais charme para a nossa residência;
  • Fibras de vidro: A fabricação de vidro para fibras servem como isolante termoacústico e é perfeito para quem trabalha com estúdios de edição e produção musical;
  • Embalagens: A indústria utiliza muito o vidro para embalagens de bebidas e alimentos. O material é impermeável e higiênico e ainda possui a capacidade de 100% de reciclagem do material descartado.

A fabricação de vidro é muito importante e uma das vantagens do material é que existe muita matéria prima existente que não afeta o meio ambiente e o vidro pode ser 100% reciclável. Precisamos nos conscientizar e fazer o descarte de forma correta e separa potes de vidro para que não sejam enviados junto com lixo orgânico, e também não esquecer de separar o papel e o plástico.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende fabricação de vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende fabricação de vidro: