Origem dos fabricantes de vidro

O vidro é um material muito antigo, e se tem notícias que os egípcios começaram a fabricá-lo cerca de 4000 A.C, e já produziam pequenos objetos decorativos, que muitas vezes eram confundidos com pedras preciosas. A cada uma tonelada de vidro, é necessário o equivalente de 1300kg de areia para a produção do mesmo. Os primeiros fabricantes de vidro surgiram em Portugal no século 18, mas há relatos de alguns produtores artesanais desde o século XV.

Como é a composição e fabricação do vidro

O vidro é composto basicamente por areia, barrilha, calcário, alumina, corante e descorantes. As matérias primas componentes do vidro são os vitrificantes, estabilizantes e fundentes. Todo esse material é misturado e aquecido em fornos que chegam a temperaturas de até 1500 graus célsius onde se fundem e viram uma bola incandescente de vidro. Os fabricantes de vidro, fazem todo esse processo mecanicamente para atender a demanda do mercado.

Quais os principais tipos de vidro?

Existem diferentes tipos e os fabricantes de vidro se especializam em determinados padrões para agradar seus consumidores. O vidro é excelente para guardar objetos e proteger casas e edifícios das condições climáticas. Os fabricantes de vidro trabalham dependendo da necessidade de cada tipo de consumidor e também seguindo a demanda do mercado. Listamos alguns tipos e funções principais do vidro para você entender um pouco mais sobre o material.

  • Construção civil: O vidro é muito usado na construção civil e em praticamente todas as casas você vai encontrar alguma peça ou produto que é necessário a utilização do material. Exemplo de portas, janelas, vitrais, etc;
  • Embalagens: As fabricantes de vidro também fazem muita embalagem para a indústria de cosméticos e alimentos;
  • Domésticos: Os vidros domésticos nos ajudam muito no dia a dia e podem ser encontrados em pratos, copos e jarros de vidro, entre outros;
  • Vidros técnicos: Quem trabalha em laboratórios usam muito o vidro para ampolas, tubos de ensaio e também encontramos este material presente em lâmpadas de luz e tubos de televisão.

O vidro é um material muito importante para o nosso dia a dia e está presente em quase todos os objetos do mundo moderno. Desde o seu nascimento há cerca de 6000 mil anos atrás até os dias de hoje, o vidro é um material que nos fornece muito conforto em tarefas diárias.

Os fabricantes de vidro investem cada vez mais em tecnologia de ponta para garantir uma boa qualidade em seus produtos e sempre pensando em fidelizar os seus consumidores. A grande vantagem do vidro, além de todas as suas funções já citadas, é que o material é 100% reciclável o que ajuda a preservar ainda mais o meio ambiente se usado de forma consciente e descartado corretamente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende fabricantes de vidro:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende fabricantes de vidro: