Cortar vidro e a sua função
O vidro é um dos materiais mais conhecidos na hora de decorar uma casa ou um apartamento, mas também é conhecido por quebrar com certa facilidade. Cortar vidro é uma tarefa considerado até que simples do ponto de vista industrial, mas o processo se complica um pouco mais quando se trata do vidro temperado. Esse tipo de material apresenta uma resistência até cinco vezes maior do que outros vidros e cortar vidro temperado necessita de um processo complexo, em vários passos que devem ser seguidos à risca, além de ser um procedimento aconselhado apenas para profissionais desse segmento.
Formas de cortar vidro
Existem algumas formas de cortar vidro e o cliente deve ter a total ciência de que tipo será o mais adequado para o tipo de peça que ele pretende ter na decoração de sua casa ou apartamento. São três os principais tipos de corte, sendo que cada um deles possui sua função específica e seu resultado final. Veja os tipos de corte:
- Corte reto: são os cortes mais populares de serem feitos, já que seu processo é simples e fácil de ser feito. São principalmente retangulares e quadrados;
- Corte modelado é aquele que preza mais pelo aspecto visual e pretende atingir algum tipo de formato um pouco mais sofisticado do que o corte reto;
- Corte específico, como o nome já diz, atende a um pedido para cortar vidro de alguma maneira especial que o cliente deseja que sua peça fique.
Cuidados necessários ao cortar vidro
Casos de vidros que se quebram com facilidade ou antes de um período em que se garante a sua integridade podem estar relacionados à forma com a qual essas peças foram cortadas.
Também existem agentes externos que podem causar a quebra de uma peça de vidro como um impacto muito forte ou então um volume de som extremamente alto. Ao cortar vidro, deve-se ter a certeza de que isso foi feito com perfeição, já que algumas microfissuras podem ser invisíveis a olho nu e causar uma quebra precoce da peça e, por isso, é importante sempre fazer uma manutenção anual na peça.